UX / UI Oque é isso?

UX | UI o’que é isso?

 

Essa sigla vem sendo muito usada nos tempos modernos, se tratando de dois campos diferentes que ao mesmo tempo tem a finalidade única de melhor interação do usuário.

Sendo assim vamos tratar uma de cada vez e ao final vamos linkar ambas.

UI –  User Interface (Interface do Usuário)

 

Nessa sigla é facilmente interpretável do que se trata, a interface do usuário tem como principal trabalho a interface em que os usuários irão interagir, trabalhando com o Design Visual.

Oque seriam Design Visual?

 

-CORES: Com a intenção visual Harmônica, as cores tem que trabalhar juntas, com bons contrastes e que se comuniquem bem, deixando cores mais chamativas justamente para campos que queremos chamar a atenção.

 

-TIPOGRAFIAS: As fontes e seus pesos tem uma grande interferência na captação de atenção do usuário, desde todas letras maiúsculas ou até mesmo a grossura das letras (Bold).

 

-DETALHES VISUAIS: Seria a comunicação visual final, entre cores e tipografias usadas, vendo se existe uma boa harmonia e comunicação do projeto.

 

Por fim, o UI usa muito a metodologia de comunicação visual e harmonia, trazendo uma boa interação das cores para ter melhor captação de atenção.

UX – User Experience (Experiência do Usuário)

 

Aqui vamos encontrar muita pesquisa, estudo e testes.

Experiência de Usuário tem como função encontrar a melhor forma de que usuário permaneça na página ou aplicativo, que o mesmo usuário consiga enxergar o’que ele procura, com que o mesmo usuário não fique perdido dentro do produto, seja ele página ou aplicativo.

 

Ser Intuitivo

Essa é a principal palavra para o UX, sabendo que existirá cores que irão auxiliar nessa interação, ainda sim deve-se sempre pensar que existe chance do usuário errar e por fim trabalhar em cima disso.

 

Aplicações comuns no UX:

 

-TESTES: Procurar novos usuários e acompanhar para identificar lugares onde ainda estão apresentando falhas na interação.

 

-PESQUISAS: Entender a funcionalidade do projeto e aplicar de melhor forma, para que o usuário acesse, encontre o que procura e finalize o processo, seja ele comprando, se cadastrando ou algo do tipo.

 

-WIREFRAME: Alguns chamam de protótipo de baixa fidelidade, mas basicamente seria o esqueleto base para trabalhar o UI, nele terá também a documentação ou um briefing para melhor comunicação na construção do projeto.

 

Por fim, o UX é o profissional que busca a melhor e mais simples interação com o produto.

Bom, até aqui vimos as atuações de UI e UX, são áreas que caminham juntas e que muitas vezes vem do mesmo profissional.

Mas o’que o Profissional em UI | UX precisa trabalhar com isso?

Primeiro de tudo, estar em constante estudos e análises, recomendo ler livros como por exemplo “A psicologia das cores: Como as cores afetam a emoção e a razão”, esse livro vai te fazer entender bem quando usar e como usar cores para atrair atenção, pode se dizer que é quase uma receita de bolo, já sobre layout de páginas ou aplicativos é uma constância de testes e análises, para entender onde está ocorrendo erros e poder mudá-los para melhor.

UI | UX é Design ou Programação?

Pega um pouco de cada, pois o designer é o profissional que pode desenvolver um protótipo, junto às cores, mas isso não impede de que o desenvolvedor Front-End também possa desenvolver essa função.

 

Não é acúmulo de função e sim seu diferencial no mercado de trabalho!

Abrir conversa
Faça seu orçamento sem compromisso!
Olá 👋.
Faça um orçamento sem compromisso!