Efeito Priming

O Efeito Priming, ou somente Priming, é um efeito que acontece quando a exposição de um indivíduo a um determinado estímulo influencia na sua resposta a um estímulo imediato, sem que haja qualquer consciência da conexão entre eles. Esses estímulos costumam estar relacionados a coisas habituais, como imagens ou palavras que as pessoas veem no dia a dia com frequência.

Para ambientar vocês sobre o que eu estou falando, em algum momento você já jogou aquele jogo (STOP) onde uma pessoa diz uma palavra qualquer e a outra responde imediatamente com a primeira palavra que vier à mente? Na psicologia isso é chamado de Efeito Priming, onde há exposição a um estímulo que afeta diretamente a forma como você responde a outro estímulo.

Isso acontece muito no marketing e vendas como por exemplo: Você já comprou um cookie, porque quando passou na frente da loja, o cheiro da sobremesa recém tirada do forno foi altamente convidativo? Esse é um exemplo simples de Priming, que a grande maioria das pessoas reconhece.

Se perguntarmos quando e como pretendem fazer “isso”, o priming pode ser ainda mais forte.

As pessoas tem costume de levar cores a uma certa sensação também, essa sensação é automática e na maioria das vezes não percebemos.

Por isso, o efeito é muito usado na publicidade, através da identidade visual de uma marca, quando passamos uma determinada mensagem por meio das escolhas de elementos e cores.

 Produtos vendidos como saudáveis costumam usar a cor verde, como nas garrafas de refrigerante H2OH, que passa a ideia de ser mais natural, apesar de ser um refrigerante comum. Já o preto e o dourado são cores associadas ao sofisticado, por isso, remetem a produtos mais caros. O branco, por sua vez, é associado ao ‘clean’, à leveza, e é muito usado em produtos ‘light’ ou ‘diet’.

Outro exemplo intrigante é relacionar cores a frutas, com uma imagem amarelo que em seguida eu pedisse a vocês me dizerem uma fruta, existe uma alta probabilidade de escolherem Banana, isso se repete com a cor vermelha, levando a maçã ou morango.

 

E quando você vê batatas fritas dentro de uma caixinha vermelha, que marca você se lembra? McDonald’s?! Isso reflete o quanto a marca trabalha com sua logo e marketing pesado para você fazer aquela conciliação.

Isso é uma verdade absoluta?

Basta um ou dois estímulos e todos mudam de opinião? Também não é assim, por mais que não haja dúvidas sobre a existência do efeito priming, ele não tem efeito abrangente, acaba por influenciar pessoas indecisas ou mais vulneráveis. Porém, mudar alguns pontos percentuais pode significar o sucesso ou fracasso de uma estratégia de marketing.

Abrir conversa
Faça seu orçamento sem compromisso!
Olá 👋.
Faça um orçamento sem compromisso!